Gestão de Projetos
De acordo com o Pmbok, 2004-página 9 – PMI, gerência de projetos “é a é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto com o objetivo de atender os requisitos do projeto”. Isto é, em termos informais, “faz a coisa andar”.
A gestão de projetos passa por quatro etapas: concepção, planejamento, execução e conclusão. Sendo assim, visa a facilitação do caminhar de um projeto, do seu inicio ate sua conclusão, de forma a manter as chances de erros ou fracassos o mais baixo possível, pois dentro de suas etapas iniciais cria-se estratégias para sua execução, selecionam materiais, fazem os orçamentos e a partir de estimativas e planos de metas, podem dar uma estimativa de quanto tempo levará para a conclusão do projeto.
Como método de planejamento e organização, a gerência de projetos é de suma importância para as pessoas, seja um estudante ou um engenheiro, pois permite às pessoas que previnam no futuro descobrir que cometeram algum erro e tenham de refazer tudo ou se deparar com a falta de tempo. Além de servir como guia para o cumprimento dos objetivos, a gestão de projetos também pode auxiliar seus usuários a lidar com a pressão de seus superiores, pois têm em mão todo um cronograma bem detalhado, com as etapas, seus afazeres e como fazer, e sabendo que o está cumprindo, diminui a preocupação com o tempo e lhe sobra mais para à bem feitoria do projeto.
Portanto, ao contrário do que se pensa, gerência de projetos, apesar de complicado, pode ser um remédio para futuras dores de cabeça, pois tem todo o planejamento pronto, deixando maior tempo para se preocupar com a execução e qualidade do serviço, permitindo uma maior organização da equipe, o que resulta em um trabalho bem feito.
1. Diagrama de Rede com apenas uma parte ampliada
2. Diagrama de Rede completo
3. Gráfico de Gant
4.Cronograma de Tarefas
Nenhum comentário:
Postar um comentário